Category: Charneca de Caparica

Assembleia Municipal de Almada 23 de Novembro 2017

Primeira sessão da Assembleia Municipal de Almada em vídeo directo na internet

Inês Medeiros presente em Aniversário do Quintinhas

A nova Presidente da Câmara de Almada participou pela primeira vez numa cerimónia de uma colectividade do Concelho.

Foto : Madalena Mota


O Vitória Clube das Quintinhas fez 28 anos e para celebrar a data organizou no dia 5 de Novembro uma Sessão Comemorativa onde estiveram presentes para alem de Inês Medeiro estiveram presentes os também recém eleitos Presidente da Assembleia Municipal , José Joaquim Leitão e Presidente da União de Freguesias Charneca-Sobreda , Pedro Miguel Amorim Matias entre outros.

Foto
Madalena Mota

Henrique Santos

Charneca de Caparica em festa


[imagens: Manuel Pinto Jorge/JF Charneca de Caparica e Sobreda]

A Junta das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda decidiu homenagear publicamento o grupo de música tradicional “Ai que Linda Brincadeira” na passagem do 25º Aniversário de “Cantar as Janeiras na Charneca de Caparica”. É seu mentor o musicólogo residente há longos anos na Charneca de Caparica António Bizarro. Em boa hora a CM de Almada aderiu a esta merecida homenagem. Parabéns “Ai que Linda Brincadeira”.

A abrir o 32º Festival de Folclore, foi oportunidade para homenagear o Grupo “Ai Que Linda Brincadeira”, na noite do dia 8 de Julho

Grupo de Amigos que se junta há largos anos para cantar as Janeiras nas Freguesias, percorrendo Colectividades, Associações, IPSS’s e Comércio Local, recuperando assim uma tradição que se perde nos tempos

O seu mentor e dinamizador António Bizarro, musico, compositor, arranjador e técnico de som, residente na Charneca de Caparica foi distinguido com uma oferta por parte da Junta das Freguesias, entregue pela Presidente, Margarida Luna de Carvalho

Vicktor Reis

Veja mais em ::::> Junta Freguesia Charneca e Sobreda

Charneca de Caparica – Pais indignados com apito na aula

charneca

Nova docente da turma aterrorizada impõe respeito a apitar.

charneca

turma de 1º ano da Escola Presidente Maria Emília, na Charneca da Caparica (Almada), que foi aterrorizada desde o início do ano letivo por uma professora – como mostram as gravações das aulas feitas por um pai, tal como CM noticiou – tem agora uma outra docente que também está a indignar os pais.

“Isto é surreal, mas a nova professora, que chegou a semana passada, utiliza um apito nas aulas para impor respeito, dá pontapés para porem os pés para dentro da carteira e dá com os livros na cabeça das crianças”, contou ao CM um encarregado de educação, que solicitou o anonimato, acrescentando: “Depois de tudo o que passaram com a outra professora, isto era o pior que podia acontecer a estas crianças. É uma vergonha”. A mãe de um aluno, de outra turma, garantiu ao CM que o som do apito é ouvido nas outras salas de aulas.

O CM sabe que toda a situação está a levar os pais a ponderar a retirada das crianças da escola. Em relação à anterior docente, que meteu baixa, o Ministério da Educação (ME) garantiu que as queixas dos pais “já estavam a ser analisadas pela direção do Agrupamento Daniel Sampaio” antes de o caso ter sido tornado público pelo CM. O ME diz que a direção “comunicará à Inspeção-Geral de Educação e Ciência a decisão que tomar sobre o comportamento da docente” mas admite medidas adicionais. “A decisão será apreciada e, caso seja necessário, serão determinadas novas diligências, visando o apuramento rigoroso da situação em causa”.

veja mais em ::::> Correio da Manhã

Dezenas de bombeiros combatem chamas na Charneca da Caparica

02/09/2015

Um bombeiro já foi transportado para o hospital.

fogo

Dezenas de bombeiros estão a combater um incêndio que deflagrou, às 17h12, numa zona de mato na Foz do Rego, Charneca da Caparica, em Almada, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

“O incêndio está a progredir em direção a uma zona habitacional, o que está a preocupar algumas pessoas, mas não há casas ameaçadas”, garantiu o 2.º comandante Distrital de Bombeiros, Rui Costa.

No combate às chamas, além dos dois meios aéreos, que tinham chegada prevista ao local para as 18h50, estão envolvidos 83 operacionais apoiados por 29 viaturas de diversas corporações de bombeiros.

De acordo com o CDOS, o incêndio não só não atingiu a zona de paisagem protegida da arriba fóssil, como está a progredir em sentido contrário.

Há a registar um bombeiro ferido. O operacional foi transportado para o Hospital Garcia de Orta.

Veja mais em ::::> Correio da Manhã

Na Charneca da Caparica -Almada – DETIDOS EM FLAGRANTE DELITO

caparica2

A GNR da Charneca da Caparica deteve ontem dois indivíduos que se preparavam para furtar eletrodomésticos no interior de uma residência.
Os dois homens, portugueses, com 31 e 42 anos, tinham já antecedentes criminais de recetação e tráfico de estupefacientes pelo que, após serem detidos, foram presentes ao Tribunal de Almada para julgamento em processo sumário.

A GNR da Charneca da Caparica deteve ontem dois indivíduos que se preparavam para furtar eletrodomésticos no interior de uma residência.
Por volta das 17 horas do dia 23 de Abril o Posto da Charneca da Caparica recebeu uma chamada telefónica a denunciar alguns ruídos estranhos numa residência cujos proprietários estavam ausentes. De imediato a patrulha às ocorrências deslocou-se ao local onde se deparou com dois indivíduos de etnia caucasiana que se preparavam para furtar uma máquina de lavar a roupa, após terem escalado e arrombado a residência em questão. Aquando da abordagem dos elementos da GNR um dos indivíduos tentou fugir pelo telhado, ação esta impedida pelos militares entretanto apoiados por outra patrulha. Aos indivíduos foram apreendidas uma série de ferramentas, nomeadamente chaves de fendas e alicates, provavelmente para apoio à perpetração do furto.
Ao que se apurou, os dois homens, portugueses, com 31 e 42 anos, tinham já antecedentes criminais de recetação e tráfico de estupefacientes pelo que, após serem detidos, foram presentes ao Tribunal de Almada para julgamento em processo sumário.

Veja mais em ::::> ROSTOS

Almada – Inspeção encontra idoso morto em lar ilegal

lar

1 0 0

Um lar ilegal, com 14 idosos, foi encerrado esta sexta-feira na Charneca da Caparica, em Almada. O fecho “urgente” foi determinado após uma fiscalização, em que os inspetores encontraram um idoso morto na cama.

Esta não é a primeira vez que a Segurança Social encerra um lar ilegal na Charneca da Caparica, em Almada. A 7 de dezembro de 2010 determinou o fecho compulsivo de um outro lar ilegal que funcionava na mesma freguesia, após terem morrido quatro idosos no espaço de 24 horas.

“Foi encontrado um homem já cadáver, que aparentemente terá falecido na noite anterior”, confirmou, ao JN, fonte da GNR, frisando que os responsáveis do lar “ainda não teriam dado conta de que o senhor tinha falecido”. Ao que tudo indica, o idoso, de 85 anos, terá morrido de causas naturais, não havendo quaisquer suspeitas de negligência ou de crime.

Veja mais em :::> Jornal de Notícias

Charneca de Caparica recebe maior escola básica do concelho

charneca

maior escola básica do concelho de Almada é inaugurada amanhã, sábado, 7 de setembro, às 16h00.

A Escola Básica da Charneca de Caparica fica na Quinta de Santa Teresa, tem capacidade para 350 alunos, dispõe de 12 salas para o 1º Ciclo e três salas para a educação pré-escolar.

Este estabelecimento de ensino está equipado com refeitório, cozinha, uma biblioteca escolar, sala polivalente/ginásio, instalações sanitárias e balneários, vários gabinetes de trabalho e sala de professores.

No exterior tem recreio coberto, campos de jogos com equipamentos desportivos, zona de jogos lúdicos e horta pedagógica.

Construído de raiz, esta nova escola implica um investimento da Câmara Municipal de Almada de cerca de dois milhões de euros, valor que inclui projeto, obra e apetrechamento.

Protocolada entre a Câmara de Almada e o anterior governo socialista de José Sócrates, a Escola Básica da Charneca de Caparica, que deveria ter apoio dos fundos comunitários, teve cerimónia do lançamento da primeira pedra em Janeiro do ano passado – já com parte do edifício construído – prevendo-se na altura que ficasse concluída a tempo de funcionar no ano lectivo de 2012/2013.

Por alegado incumprimento do plano de trabalho da empresa a quem foi atribuída a obra, em junho de 2012 a Câmara tomou posse administrativa da empreitada. Em reunião de Câmara de Novembro, a vereação aprovou adjudicar a conclusão da escola a outra empresa.

Ler mais: Jornal da Região

CDU Almada 2013

Joaquim-Judas-CDU-Almada

IMG_3150

Joaquim Judas
Sou o candidato CDU – Coligação Democrática Unitária, à Presidência da Câmara Municipal de Almada.
Tenho 61 anos. Sou Médico. Vivo no Concelho de Almada há 42 anos. Aqui casei e tenho a minha família.
Em Almada Tenho desenvolvido muito da minha actividade profissional, social e política. Entre muitas outras coisas, e exercendo medicina na Arsenal do Alfeite, no Instituto Português de Qualidade e na Cooperativa Piedense, integrando o movimento associativo popular, promovendo a criação de comissões de utentes de Saúde. Aqui lutei contra a ditadura, pela Liberdade e pela Democracia. Contribui para que o 25 de Abril fosse possível e continuo a luta pela construção de uma sociedade inspirada na concretização dos seus valores.

Veja mais em ::::> https://www.facebook.com/photo.php?fbid=571024689586313&set=a.571024662919649.1073741853.100000363609256&type=1&theater

maria-emilia-sousa-cdu-almada21013
Mandatária CDU
Maria Emília de Sousa
Presidente CM Almada / 68 anos
Maria Emília Neto de Sousa nasceu no dia 14 de novembro de 1944, em São Bartolomeu de Messines, distrito de Faro.
Inicia o seu percurso autárquico em 1979, tendo sido eleita Presidente da Junta de Freguesia de Almada, mandato que exerce até 1983.Em 1983 é eleita Vereadora na Câmara Municipal de Almada, assumindo funções como responsável pelo Pelouro da Salubridade, Espaços Verdes, Saúde e Ação Social.

Em 1986 é eleita para novo mandato como Vereadora na Câmara Municipal de Almada, assumindo funções como responsável pelo pelouro do Planeamento e Administração Urbanística.
Em 6 de novembro de 1987 assume a Presidência da Câmara Municipal de Almada.
Em dezembro de 1989 é eleita Presidente da Câmara Municipal de Almada, com maioria relativa, e assume a Administração Geral e Finanças e o Plano Diretor Municipal.
Em dezembro de 1993 é eleita, com maioria absoluta, para novo mandato como Presidente da Câmara Municipal.
Em dezembro de 1997, em dezembro de 2001 e em outubro de 2005 é sucessivamente reeleita,com maioria absoluta, para o terceiro, quarto e quinto mandatos como Presidente da Câmara Municipal de Almada.
Em Outubro de 2009 é eleita para o 6º mandato enquanto Presidente da Câmara Municipal de Almada.
Maria Emília Neto de Sousa assume atualmente os cargos de Presidente do Conselho de Administração das Agências de Desenvolvimento Local Arribatejo e Nova Almada Velha, e da Agência Municipal de Energia – AGENEAL.
É Presidente do Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos, do Conselho Local de Ação Social e do Conselho Municipal de Educação.
É Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Madan Parque – Parque de Ciência e Tecnologia Almada/Setúbal.
É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.
Veja mais em :::::> Presidente CM Almada

José-Maia-CDU-Almada2013

José Manuel Maia candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Almada
nasceu em Lisboa em 1945.

Trabalhador da Lisnave desde 1971, foi eleito para a primeira Comissão de Trabalhadores que existiu naquele estaleiro naval. O seu percurso profissional passou pelo ensino de Trabalhos Manuais no ensino preparatório até a deputado à Assembleia da República.

Na Assembleia da República chegou a exercer uma série de funções como deputado de 1976 a 1995, vice-presidente da Assembleia de 1987 a 1995, membro da Comissão de Regimento e Mandatos, membro da Comissão de Defesa Nacional, membro da Comissão da Administração do território, membro da Comissão do Poder Local, membro da Comissão do Equipamento Social e Ambiente e ainda membro suplente do Conselho de Administração.

É actualmente Presidente da Assembleia Municipal de Almada, cargo que exerce desde 1985. Pela sua carreira e conduta em prol da democracia e da igualdade, a Câmara Municipal de Almada atribuiu-lhe a Medalha de Ouro da Cidade a 3 de Junho de 1996.
Veja mais em ::::>http://www.assembleialmada.org/content/index.php?action=detailfo&rec=1157&t=presidente

VEREADORES
antonio-Matos-CDU-Almada2013
.António José de Sousa Matos
candidato a Vereador da Câmara Municipal de Almada
Professor do Ensino Secundário.
Vereador da Educação, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Almada
Direção Municipal de Desenvolvimento Social
Departamento de Comunicação
Centro de Informação Autárquica ao Consumidor
Veja mais em ::::>…António Matos

José-Gonçalves_CDU-Almada2
José Manuel Raposo Gonçalves
candidato a Vereador da Câmara Municipal de Almada
Licenciado em Direito
Autarca ( vice-presidente da Câmara M. Almada e Presidente dos SMAS de Almada)
Um alentejano em Almada/Um almadense com alma alentejana
Veja mais em :::> José Manuel Raposo Gonçalves

.

Amélia-Pardal-CDU-Almada2013 (1)
Amélia Pardal
Candidata a Vereadora da Câmara Municipal de Almada
1964 – Nasceu a 7 de Junho de 1964
1983 – Concluiu os estudos em Escola Secundária D. Pedro V
1989 – Concluiu os estudos em Faculdade de Letras de Lisboa
Veja mais em ::::> Amélia Pardal
.
.
.

Mara-Figueiredo_CDU-Almada
Mara Figueiredo
Candidata a Vereadora da Câmara Municipal de Almada
Actual Presidente da Junta de Freguesia do Laranjeiro
Escola Secundária nº1 do Laranjeiro

Veja mais em ::::> Mara Figueiredo
.
.
.
.
.
Rui-Jorge-CDU-Almada2013
Rui Jorge
candidato a Vereador da Câmara Municipal de Almada

.
..
.
.
.
.
.
JUNTAS DE FREGUESIA

Alvaro-Jorge-CDU-CostaCaparica2013
Álvaro Jorge
Freguesia da Costa de Caparica
Electricista/ 59 anos
Veja mais em…..> CDU Almada
.
.
.
.
.

Francisco-Louçã-CDU-AQlmada2013
Ricardo Loucã
Candidato à Presidência das
Freguesias de Almada, Cacilhas
Cova da Piedade e Pragal
Mecânico de Armamento / 58 anos
Veja mais em ::::> Ricardo Louçâ
.

.

Luis-Palma-CDU-Laranjeiro2013
Luís Palma
Candidato à Presidência das
Freguesias do Laranjeiro e Feijó
Professor / 34 anos
Trabalha em Conselho Municipal de Educação de Lisboa, Junta de Freguesia de Laranjeiro e Agrupamento de Escolas das Olaias
Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) do ISCTE-IUL e Membro do Conselho Municipal de Educação de Lisboa
Educação em ESE Jean Piaget – Almada
ESE Lisboa e Escola Secundaria Romeu Correia
Veja mais em ::::> Luis Palma
.

Margarida-Carvalho-CDI-Sobreda2013
Margarida Carvalho
Candidata à Presidência das
Freguesias Charneca de Caparica e Sobreda
Professora / 32 anos
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
Escola Secundaria Ferreira Dias

Veja mais em ::::> Margarida Carvalho

.
.
.

teresa-coelho-cdu-Caparica2013

Teresa Paula de Sousa Coelho
Candidato à Presidência das
Freguesias de Caparica e Trafaria
Actual Presidente da Junta de Freguesia da Caparica
Animadora Sociocultural / 46 anos
Veja mais em :::::> Teresa Coelho

cdualmada2013

Inauguração da piscina do Monte de Caparica – Almada

Março 2013

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.