Category: Charneca de Caparica

Fernando Fitas o poeta de Almada

Fernando Fitas, jornalista natural de Campo Maior venceu a 33ª edição do Prémio da Cidade de Ourense 2017, na Galiza em Espanha, com a obra “Subversiva liturgia das mãos” que foi agora apresentada na Junta de Freguesia Charneca e Sobreda.

foto: JF Caparica e Sobreda

O autor referiu que a obra trata, do que as mãos podem fazer para transformar o mundo.

Fernando Fitas residiu em Almada durante a sua juventude e foi fundador e director – durante sete anos – do quinzenário Outra Banda e chefe de redacção do Noticias de Almada (entre 2005 e 2011), colaborou ainda em diversos periódicos regionais de norte a sul de Portugal, assim como numa das rádios locais do Concelho do Seixal, assumindo a responsabilidade pela emissão de programas culturais durante vários anos.
A sua escrita estende-se da reportagem à ficção, passando pela investigação histórica e recolha oral em alguns concelhos da Margem Sul do Tejo. Autor das obras “Canto Amargo”; “Amor Maltês”; “Cantos de Baixo”; “Silêncio Vigiado”; “Mar da Palha – reportagens”; “Histórias Associativas – Memórias da Nossa Memória”; “A Casa dos Afectos”; “O Ressoar das Águas”; “O Saciar das Aves”; “Alma d’Escrita –Reportagens”, e “Alforge de Heranças”

Almada Ação de limpeza florestal em terreno municipal

15 de Maio 2018
Proteção Civil CMA

O Município de Almada dá o exemplo através da limpeza e gestão de combustíveis florestais numa parcela de terreno municipal, na Charneca de Caparica. É uma intervenção que decorre no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Os trabalhos de limpeza tiveram início esta quarta-feira, 15 de maio, envolvendo vários serviços da Câmara Municipal de Almada (CMA), dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada e os Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

A intervenção, realizada numa parcela de terreno municipal, próximo de edificações e via rodoviária, localizada junto à Rua de São Macário, na freguesia da Charneca de Caparica, consiste na desmatação, desrama e abate de arvoredo, de acordo com os critérios de segurança, legalmente definidos, e retirada de sobrantes.

Esta é uma ação que decorre no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios e que visa promover também as boas práticas no espaço público comum.

A presidente da CMA, Inês de Medeiros, juntamente com as vereadoras Francisca Parreira, Teodolinda Silveira e vereador Miguel Salvado, e o presidente da União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, Pedro Matias, acompanharam, durante a manhã, o decorrer dos trabalhos.

Denuncie abandono de monos e depósito de entulhos ilegais

Ao avançar com esta ação de limpeza florestal, a CMA conta também com a colaboração de todos os munícipes.

Nos casos em que se verifiquem o abandono de monos domésticos e/ou despejos de entulhos ilegais, os serviços municipais solicitam que seja feito o alerta através da Linha Verde Almada Limpa ou da aplicação Almada Mais Perto.

Linha Verde Almada Limpa
800 206 017
Aplicação Almada Mais Perto
www.m-almada.pt/almadamaisperto

Assembleia Municipal de Almada – 8 de Fevereiro 2018

Reportagem TV ALMADA no Vitíria Clube Quintinhas na Charneca de Caparica

Limpeza da Praia Fonte da Telha (fotos)

21/01/2018

Amigos ecológicos juntam-se para limpar a praia

BioSeixal
“Fomos convidados por um grupo como o nosso para participar nesta limpeza na Fonte da Telha! Decidi aceitar o convite pois vai se muito bom juntar dois grupos para fazer esta iniciativa”
















CLICK AQUI PARA VER O VÍDEO

Assembleia Municipal de Almada 23 de Novembro 2017

Primeira sessão da Assembleia Municipal de Almada em vídeo directo na internet

Inês Medeiros presente em Aniversário do Quintinhas

A nova Presidente da Câmara de Almada participou pela primeira vez numa cerimónia de uma colectividade do Concelho.

Foto : Madalena Mota


O Vitória Clube das Quintinhas fez 28 anos e para celebrar a data organizou no dia 5 de Novembro uma Sessão Comemorativa onde estiveram presentes para alem de Inês Medeiro estiveram presentes os também recém eleitos Presidente da Assembleia Municipal , José Joaquim Leitão e Presidente da União de Freguesias Charneca-Sobreda , Pedro Miguel Amorim Matias entre outros.

Foto
Madalena Mota

Henrique Santos

Charneca de Caparica em festa


[imagens: Manuel Pinto Jorge/JF Charneca de Caparica e Sobreda]

A Junta das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda decidiu homenagear publicamento o grupo de música tradicional “Ai que Linda Brincadeira” na passagem do 25º Aniversário de “Cantar as Janeiras na Charneca de Caparica”. É seu mentor o musicólogo residente há longos anos na Charneca de Caparica António Bizarro. Em boa hora a CM de Almada aderiu a esta merecida homenagem. Parabéns “Ai que Linda Brincadeira”.

A abrir o 32º Festival de Folclore, foi oportunidade para homenagear o Grupo “Ai Que Linda Brincadeira”, na noite do dia 8 de Julho

Grupo de Amigos que se junta há largos anos para cantar as Janeiras nas Freguesias, percorrendo Colectividades, Associações, IPSS’s e Comércio Local, recuperando assim uma tradição que se perde nos tempos

O seu mentor e dinamizador António Bizarro, musico, compositor, arranjador e técnico de som, residente na Charneca de Caparica foi distinguido com uma oferta por parte da Junta das Freguesias, entregue pela Presidente, Margarida Luna de Carvalho

Vicktor Reis

Veja mais em ::::> Junta Freguesia Charneca e Sobreda

Charneca de Caparica – Pais indignados com apito na aula

charneca

Nova docente da turma aterrorizada impõe respeito a apitar.

charneca

turma de 1º ano da Escola Presidente Maria Emília, na Charneca da Caparica (Almada), que foi aterrorizada desde o início do ano letivo por uma professora – como mostram as gravações das aulas feitas por um pai, tal como CM noticiou – tem agora uma outra docente que também está a indignar os pais.

“Isto é surreal, mas a nova professora, que chegou a semana passada, utiliza um apito nas aulas para impor respeito, dá pontapés para porem os pés para dentro da carteira e dá com os livros na cabeça das crianças”, contou ao CM um encarregado de educação, que solicitou o anonimato, acrescentando: “Depois de tudo o que passaram com a outra professora, isto era o pior que podia acontecer a estas crianças. É uma vergonha”. A mãe de um aluno, de outra turma, garantiu ao CM que o som do apito é ouvido nas outras salas de aulas.

O CM sabe que toda a situação está a levar os pais a ponderar a retirada das crianças da escola. Em relação à anterior docente, que meteu baixa, o Ministério da Educação (ME) garantiu que as queixas dos pais “já estavam a ser analisadas pela direção do Agrupamento Daniel Sampaio” antes de o caso ter sido tornado público pelo CM. O ME diz que a direção “comunicará à Inspeção-Geral de Educação e Ciência a decisão que tomar sobre o comportamento da docente” mas admite medidas adicionais. “A decisão será apreciada e, caso seja necessário, serão determinadas novas diligências, visando o apuramento rigoroso da situação em causa”.

veja mais em ::::> Correio da Manhã

Dezenas de bombeiros combatem chamas na Charneca da Caparica

02/09/2015

Um bombeiro já foi transportado para o hospital.

fogo

Dezenas de bombeiros estão a combater um incêndio que deflagrou, às 17h12, numa zona de mato na Foz do Rego, Charneca da Caparica, em Almada, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

“O incêndio está a progredir em direção a uma zona habitacional, o que está a preocupar algumas pessoas, mas não há casas ameaçadas”, garantiu o 2.º comandante Distrital de Bombeiros, Rui Costa.

No combate às chamas, além dos dois meios aéreos, que tinham chegada prevista ao local para as 18h50, estão envolvidos 83 operacionais apoiados por 29 viaturas de diversas corporações de bombeiros.

De acordo com o CDOS, o incêndio não só não atingiu a zona de paisagem protegida da arriba fóssil, como está a progredir em sentido contrário.

Há a registar um bombeiro ferido. O operacional foi transportado para o Hospital Garcia de Orta.

Veja mais em ::::> Correio da Manhã

Na Charneca da Caparica -Almada – DETIDOS EM FLAGRANTE DELITO

caparica2

A GNR da Charneca da Caparica deteve ontem dois indivíduos que se preparavam para furtar eletrodomésticos no interior de uma residência.
Os dois homens, portugueses, com 31 e 42 anos, tinham já antecedentes criminais de recetação e tráfico de estupefacientes pelo que, após serem detidos, foram presentes ao Tribunal de Almada para julgamento em processo sumário.

A GNR da Charneca da Caparica deteve ontem dois indivíduos que se preparavam para furtar eletrodomésticos no interior de uma residência.
Por volta das 17 horas do dia 23 de Abril o Posto da Charneca da Caparica recebeu uma chamada telefónica a denunciar alguns ruídos estranhos numa residência cujos proprietários estavam ausentes. De imediato a patrulha às ocorrências deslocou-se ao local onde se deparou com dois indivíduos de etnia caucasiana que se preparavam para furtar uma máquina de lavar a roupa, após terem escalado e arrombado a residência em questão. Aquando da abordagem dos elementos da GNR um dos indivíduos tentou fugir pelo telhado, ação esta impedida pelos militares entretanto apoiados por outra patrulha. Aos indivíduos foram apreendidas uma série de ferramentas, nomeadamente chaves de fendas e alicates, provavelmente para apoio à perpetração do furto.
Ao que se apurou, os dois homens, portugueses, com 31 e 42 anos, tinham já antecedentes criminais de recetação e tráfico de estupefacientes pelo que, após serem detidos, foram presentes ao Tribunal de Almada para julgamento em processo sumário.

Veja mais em ::::> ROSTOS

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.