Câmara de Almada comemora Dia Internacional da Mulher

8 de Março 2018

Almada assinala o Dia da Mulher com conferências, exposições, cinema, desporto e animação no espaço público. Junte-se a esta causa e venha celebrar a Igualdade!

Esta data emblemática é assinalada por uma campanha de comunicação, que pode ser vista nos espaços públicos do concelho, onde são evidenciadas as diferenças que ainda existem no trabalho, na divisão das tarefas, nos lugares de decisão e na investigação.

Porque «celebrar esta data associada à luta histórica das mulheres pela igualdade de direitos é celebrar as conquistas, mas também trazer para a atualidade a reflexão sobre a urgência de promover iguais direitos e oportunidades para todas as pessoas», elucida Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada.

No dia 8 de março, às 21h30, é inaugurada a exposição «O Prodígio da Experiência», olhar sobre o percurso experimental e multidisciplinar da autora e artista plástica portuguesa Ana Hatherly, na Galeria Municipal de Arte de Almada.

Ao longo do dia 8 de março, o Dia da Mulher será também assinalado no Almada Fórum, com registo fotográfico no espaço «Ser Igual,… Neste Dia da Mulher».

Conferências «Quotidianos de “Des”Igualdade»

Partindo de experiências do dia-a-dia que nos falam de oportunidades, relações de igualdade e desigualdade, caminhos percorridos, conquistas, direitos sociais e desafios, serão realizadas duas conferências: «O papel da Mulher na Produção do Conhecimento Científico», dia 19 de março, a partir das 15 horas, no Auditório Biblioteca da FCT NOVA, na Caparica, com moderação da Professora Elvira Fortunato.

«Lutas e Quotidianos de Mulheres» é o tema da conferência dia 22 de março, a partir das 14h30, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada.

O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça acolhe o Ciclo de Cinema dedicado ao Dia Internacional da Mulher, com filmes como «Uma mulher fantástica» (21 de março, às 21h30) e «Paula Rego, Histórias & Segredos» (28 de março, às 21h30).

Pedalar pela Igualdade

No dia 18 de março, às 9 horas, pedala-se pela Igualdade. O ponto de encontro é a Praça São João Baptista, em Almada. Este passeio de bicicleta dará a conhecer alguns dos locais emblemáticos da cidade, com passagem pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, Museu da Cidade, Parque da Paz, Cristo Rei, Almada Velha, Paços do Concelho, Mercado Almada e regresso ao local de partida.

Click aqui para ver o vídeo

Veja mais em ::::> CM ALMADA

Almada celebra Dia Internacional da Mulher semeando a Igualdade

A Câmara Municipal de Almada assinala o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas de sensibilização social e cultural, “em coerência com o nosso Plano Municipal para a Igualdade de Género e com os nossos valores de sempre: liberdade, justiça, criatividade, desenvolvimento, diversidade, respeito”, lembra Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada.

Empenhado na causa da igualdade, o município celebra o Dia da Mulher com conferências, exposições, cinema, desporto e animação no espaço público.

Esta data, uma data de referência, é ainda assinalada por uma campanha de comunicação que pode ser vista nos espaços públicos do concelho, e onde serão tornadas evidentes as diferenças que ainda existem no trabalho, na divisão das tarefas, nos lugares de decisão e na investigação.

Porque “celebrar esta data associada à luta histórica das mulheres pela igualdade de direitos é celebrar as conquistas, mas também trazer para a actualidade a reflexão sobre a urgência de promover iguais direitos e oportunidades para todas as pessoas”, salienta Inês de Medeiros.

Pelas 21:30 do dia 08 de Março, é inaugurada a exposição “O Prodígio da Experiência”, um olhar sobre o percurso experimental e multidisciplinar da autora e artista plástica portuguesa Ana Hatherly, na Galeria Municipal de Arte de Almada.

No decorrer do dia 08 de Março, o Dia da Mulher será também assinalado no Almada Fórum, com registo fotográfico no espaço “Ser Igual,… Neste Dia da Mulher”.

Centrada na temática do feminismo baseada em frases de mulheres influentes, no dia 17 de Março, pelas 19:00, é inaugurada a exposição de pintura e fotografia ilustradas em trabalhos de grande formato, das artistas Art Keeps Me Alive e Andreia Alves.

A educação, o trabalho, o desporto, a ciência e a imigração são os temas, em torno dos quais, se falará de desigualdades, de estereótipos, de cidadania.

Partindo de experiências do dia-a-dia que nos falam de oportunidades, relações de igualdade e desigualdade, caminhos percorridos, conquistas, direitos sociais e desafios, serão realizadas duas conferências: “O papel da Mulher na Produção do Conhecimento Científico”, que terá lugar a partir das 15:00 do dia 19 de Março, no Auditório Biblioteca da FCT NOVA, na Caparica, com moderação da Professora Elvira Fortunato.

“Lutas e Quotidianos de Mulheres” é o tema da conferência, que terá lugar a partir das 14:30 do dia 22 de Março, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada.

O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça acolhe o Ciclo de Cinema dedicado ao Dia Internacional da Mulher, com os filmes “O que está por vir”(07 de Março, pelas 21:30), “Uma mulher fantástica” (21 de Março, pelas 21:30) e “Paula Rego, Histórias Segredos” (28 de Março, pelas 21:30).

Pelas 09:00 do dia 18 de Março, pedala-se pela Igualdade. O ponto de encontro é a Praça São João Baptista, em Almada. Este passeio de bicicleta dará a conhecer alguns dos locais emblemáticos da cidade, com passagem pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, Museu da Cidade, Parque da Paz, Cristo Rei, Almada Velha, Paços do Concelho, Mercado Almada e regresso ao local de partida.

Veja mais em ::::> Hardmusic

Comments are closed.

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.