Donald Trump já é o novo Presidente dos Estados Unidos 1

Aos 70 anos, o republicano é o homem mais velho a assumir a Presidência.


O multimilionário Donald Trump, de 70 anos, tomou posse hoje numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington, tornando-se no homem mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos. Ao meio-dia (hora local) de Washington (17h00 em Lisboa), Trump prestou juramento como 45.º Presidente dos Estados Unidos, sob o olhar atento de uma multidão dividida entre o fervor dos apoiantes e os receios dos críticos. Fontes oficiais anteveem que entre 800 mil a 900 mil pessoas estarão hoje em Washington para assistir à cerimónia, aos festejos associados ou participar em várias ações de protesto previstas. A cerimónia assume o controlo da capital federal com fortes condicionamentos na circulação de pessoas, carros e transportes públicos. Cerca de 28.000 elementos das forças de segurança estão destacados. 17h00: Barack Obama deixa Washington no helicóptero presidencial

Confrontos com a polícia em manifestações anti-Trump

Várias centenas de manifestantes anti-trump envolveram-se em confrontos com a polícia após o protesto em Washington se tornar violento. Ativistas vestidos de negro e com a cara tapada partiram vidros, derrubaram caixotes do lixo e danificaram carros enquanto marchavam Os manifestantes empunhavam cartazes onde se lia “Façam que os Racistas voltem a ter medo” (um trocadilho com o slogan original de Trump ‘Tornar a América grande outra vez'”.

Os ativistas bloquearam o acesso de alguns apoiantes de Trump à cerimónia, pelo que a polícia teve que intervir. A polícia surgiu no local, munida com bastões e viseiras, para tentar travar os manifestantes. Também no local estavam membros das forças policiais em motos, de forma a encurralar os ativistas.

Muitos entoavam frases a insultar Donald Trump, que hoje toma posse em Washington como 45.º Presidente dos Estados Unidos. De acordo com a estação britânica BBC, apoiantes de Trump gritavam contra os manifestantes. A agência noticiosa francesa AFP relatou que a polícia disparou gás para dispersar os manifestantes, que arremessavam pedras contra as forças policiais.

Ler mais em: Correio da Manhã

Comments are closed.

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.