16/10/2021

Eleitos para o mandato de 2021 a 2025












16/10/2021
Eleitos para o mandato de 2021 a 2025
16 de Outubro 2021
7 de Setembro 2021
Na contagem decrescente para as Eleições Autárquicas, que terão lugar no final do mês de setembro, a RTP realiza um ciclo de 22 debates, com a moderação de António José Teixeira, Hugo Gilberto, Vítor Gonçalves e Luísa Bastos. A RTP dá voz a todos os candidatos à Câmara Municipal de todas as capitais de distrito e ainda Almada, Amadora, Figueira da Foz e Odemira.
Hoje em debate vão estar os projetos e as ideias das candidaturas que se apresentam a votos para a Câmara Municipal de Almada.
O debate acontece esta quarta-feira, às 22,20h, na RTP3.
O Iniciativa Liberal apresenta Bruno Coimbra. Nascido e criado em Almada, Bruno Coimbra, de 45 anos, licenciou-se em Português e Inglês e é atualmente professor do ensino básico e secundário. Tem ainda uma pós-graduação em Administração e Gestão da Educação na Universidade Técnica de Lisboa. Em 2013 foi cabeça de lista à Junta de Freguesia da Costa de Caparica pelo Movimento de Cidadania pela Costa.
O PS volta a concorrer à Câmara de Almada com Inês de Medeiros, a autarca em exercício. A atriz e realizadora de 53 anos, nascida em Viena, venceu as eleições autárquicas há quatro anos, dando a primeira vitória ao PS na cidade profundamente comunista. Foi mandatária da campanha de Jorge Sampaio à Presidência da República, em 1996, e foi eleita deputada na Assembleia da República pelo PS, no círculo de Lisboa, nas legislativas de 2009.
O BE recandidata Joana Mortágua à Câmara de Almada. A deputada bloquista, de 34 anos, é vereadora na cidade da Margem Sul do Tejo desde 2017. Licenciada em Relações Internacionais, Joana Mortágua fixou-se no Bloco de Esquerda aos 18 anos e foi eleita deputada pelo círculo de Setúbal em 2015. Foi candidata à Câmara Municipal de Almada nas últimas autárquicas de 2017, onde foi eleita vereadora.
Manuel Matias concorre pelo Chega. Tem 54 anos, é residente no Seixal, mas grande parte da sua vida profissional esteve ligada a Almada. Atualmente é assessor do líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. Manuel Matias está envolvido nas mais recentes polémicas que acusam o Chega de nepotismo, dado que vários nomes da sua família surgem em diferentes candidaturas autárquicas também pelo partido de extrema-direita.
A CDU procura recuperar Almada com a candidata Maria das Dores Meira. A candidata de 64 anos é a atual presidente da Câmara de Setúbal. Há 15 anos neste cargo, Maria das Dores de Meira esgotou o limite de mandatos e está impedida de se recandidatar a presidente da Câmara de Setúbal. Concorre agora para Almada, onde reside desde os 12 anos. A candidata comunista licenciou-se em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, tendo-se pós-graduado em Direito de Propriedade Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entre 2002 e 2006 exerceu o cargo de Vereadora da Cultura, Educação, Juventude, Desporto e Inclusão Social na Câmara de Setúbal.
Nuno Matias, 44 anos, é o candidato pela Coligação Almada Desenvolvida (PSD, CDS, Aliança, MPT, PPM). Licenciado em Economia, Nuno Matias é o atual presidente da concelhia do PSD Almada e vereador na Câmara Municipal de Almada com os pelouros do ambiente, energia, espaços verdes, bem-estar animal e cemitérios.
O PAN apresenta Vítor Pinto, natural de Almada. Com 43 anos, o candidato é especialista em Medicina Tradicional Chinesa e técnico de acupuntura. Está também ligado ao grupo cénico da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense. Vítor Pinto juntou-se ao PAN em 2019.Almada em números:População: 177 400 (+ 1,9% em relação a 2011)
N.º de eleitores: 151 676
Desemprego: 6,1%
Setor com mais trabalhadores: Serviços (16,3%)
Rendimento médio mensal: 1 161€
Veja mais em ::::> RTP3
1 de Setembro 2021
por RTP 30 Agosto 2021
Em Almada, disputa-se uma das batalhas eleitorais mais acesas destas autárquicas. Desde 1976 que o munípicio era governado pelos comunistas mas há quatro anos, a CDU perdeu a câmara para o PS. Agora apostam na autarca que veio de Setúbal para derrotar Inês de Medeiros.
Veja mais em ::::> RTP3
28.05.202
“Almada confia nas mulheres”, diz a atual presidente da câmara, Inês de Medeiros (segunda, à esquerda). Na foto, também Maria Emília de Sousa, Joana Mortágua e Maria das Dores Meira
Ainda se conseguia contar pelos dedos das mãos as presidentes de câmara em Portugal quando uma mulher resistiu no poder 26 anos, em Almada. Outra deu a conhecer a alternância política à autarquia. E já há duas candidatas a quererem continuar a história no feminino.
Depois de uma longa noite eleitoral, a manhã traz os detalhes dos resultados e os casos surpreendentes. Se o momento for mesmo de viragem política, talvez uma equipa de reportagem meta os pés ao caminho. Em outubro de 2017, na manhã a seguir às últimas autárquicas, um dos focos noticiosos é Almada – o município a sul do Tejo com vista para Lisboa que deixa de ser comunista, 43 anos depois do 25 de Abril. E a protagonista deste plot twist, eleita pelo PS, é Inês de Medeiros. Até então fora mais associada ao cinema do que à política; embora já tenha chegado a Almada calejada pelo “batismo de fogo” no Parlamento, em 2009, quando se viu engolida pelo “caso das viagens a Paris”. À data, Inês de Medeiros tinha a sua morada oficial na capital francesa, onde vivia com o marido, Fabrice Patellière, e os dois filhos, e recebia da Assembleia da República despesas de deslocação Lisboa-Paris, autorizadas pelo conselho de administração do Parlamento, sob forte contestação do PSD e do BE.
Veja mais em ::::> VISÃO
25 de Agosto 2021
Largo na Rua Capitão Leitão
Várias ações de qualificação urbana avançarão em todas as freguesiasEste destaque diz respeito a uma transformação urbana na Rua Capitão Leitão, no sentido de ampliar os espaços públicos de encontro e estadia.
O Município procederá à aquisição dos imóveis contíguos ao Museu da Música Filarmónica. O primeiro desses edifícios será utilizado para a ampliação do Museu, que será renovado e reaberto ao público com um programa de animação permanente. O segundo desses edifícios é o “prédio da SINGER” que será demolido para dar lugar a um novo Largo, com zonas de estadia, que incluirá uma pérgola e espaços de circulação pedonal e encontro.
Esta intervenção insere-se numa estratégia de refuncionalização urbana de Almada Velha, a que está associado um programa de revitalização da vida económica, associativa e cultural local.
O edifício dos Paços do Concelho será, logo após as obras de beneficiação em curso, de imediato reaberto.
A má fé ou o simples desconhecimento levam o PCP e a CDU a prometer o que foi feito pelo executivo municipal liderado pelo Partido Socialista. Em Almada vê-se a diferença, por exemplo, com a pedonalização do troço final da Rua Capitão Leitão, que aumentou o espaço de lazer e de comércio nesta emblemática rua da cidade de Almada que, como tantas outras, foi vítima de desleixo durante décadas pelos executivos liderados pelo PCP e pela CDU. Almada não quer regressar ao passado!
23 de Agosto 2021
PONTOS DE VISTA
23 de Agosto 2021
Candidata a Presidente da Câmara Municipal de Almada
“Escolher Almada, é escolher todos os Almadenses sem exceção, é escolher uma Almada que continua a sonhar e a desenvolver-se. Uma Almada confiante, resiliente e inovadora. Das nossas escolas às nossas empresas, das nossas famílias a nosso mar escolhemos proteger e construir”
Veja mais em ::::> Inês de Medeiros
Candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Almada
Olá, eu sou o José Courinha Leitão, e eu escolho Almada.
O meu longo percurso de serviço público começou nas salas de aula do secundário, passou pelo Governos e por quase todos os cargos autárquicos do nosso concelho.
Escolho Almada porque acredito que a política se faz pela proximidade e esta é a terra que gosto de servir. Escolho Almada porque sinto que ainda tenho muito de mim para dar aos almadenses. Escolho Almada, porque foi a terra que me acolheu com aquele espírito que só os almadenses possuem. Escolho Almada porque ainda há muito a fazer para trazer inovação e pujança ao nosso concelho e deixar para trás anos de marasmo e inatividade.
Junta-te a mim e escolhe Almada.
veja mais em :::> José Courinha Leitão
Eu sou a Maria D’Assis, e escolho Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
A minha história começa em Cabo Verde, onde nasci, mas foi em 1975 que começou a mudança mais importante da minha vida. Este foi o ano em que minha família escolheu Almada, foi o ano em que me tornei almadense.
Tive a felicidade de entrar em Portugal após o 25 de Abril, portanto pude fazer as minhas próprias escolhas. Pude ter uma educação superior, em Ciências Sociais, iniciar a minha luta pelas causas que me movem e dedicar-me ao serviço público.
É, com orgulho que, todos os dias, desempenho o meu trabalho enquanto técnica dirigente na Santa Casa da Misericórdia de Almada. Alegra-me dar todo o meu esforço e lutar diariamente para que os almadenses possam ter uma vida melhor.
Depois de uma vida a servir as pessoas, como vereadora e como deputada municipal, escolho voltar a agarrar este desafio. O de candidata à presidência da União de Freguesias de Almada, Cacilhas, Pragal e Cova da Piedade. Escolho lutar por Almada, pelos almadenses e pelos ideais em que acredito.
Veja mais em ::::> Maria D’Assis
Eu sou o José Ricardo Martins, e escolho a Costa de Caparica.
Quando me formei em jornalismo e comecei a minha carreira na Radio Voz de Almada, não imaginava vir a assumir este importante cargo na nossa cidade. Foi uma escolha que assumi com orgulho e responsabilidade. É uma escolha que continuo quando me levanto da cama – fazer tudo o que está ao meu alcance para melhorar a vida dos caparicanos.
Em 2013, pela primeira vez, os caparicanos da costa escolheram-me como seu Presidente. Agarrei o desafio e dediquei-me a ele com todas as minhas forças, como os que me conhecem sabem que faço tudo na vida.
Todos os dias agradeço a confiança dos caparicanos, por me terem confiado esta responsabilidade e por me terem dado a oportunidade de todos os dias me apaixonar mais pela nossa cidade. Cada melhoramento do território, cada obra concluída, cada problema resolvido, são mais uma medalha neste meu percurso que quero continuar.
Veja mais em :::> José Ricardo Martins
Candidata à Presidência da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó.
Eu sou a Cátia Quintela, e escolho Laranjeiro e Feijó
Desde pequena que o meu foco esteve em tratar dos problemas das pessoas. Por isso, fiz carreira médica durante 17 anos, na Marinha Portuguesa. Sempre me empenhei no meu trabalho, o que me levou a estabelecer uma relação forte com a União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó e com os seus cidadãos, sempre guiada pelos valores sociais e humanistas que me caracterizam e caracterizam as nossas gentes.
Este é um momento complicado que todos vivemos e, em consciência, estive e estou sempre empenhada no combate à pandemia, certa que o meu percurso como profissional de saúde me exige um esforço redobrado. Só com uma equipa atenta e capaz, se pode ajudar a responder à comunidade com a urgência que se exige.
Escolho uma união de freguesias mais inclusiva, onde as pessoas tenham as mesmas oportunidades na educação, no emprego, e, nesta união, encontrem respostas sociais e na saúde que ajudem as famílias. Quero que a população do Laranjeiro e Feijó possa ver mais requalificação no seu território, melhores equipamentos e mais competências para trabalhar cada vez mais e melhor.
Junte-se a mim para escolher fazer o melhor pelo Laranjeiro e Feijó.
veja mais em ::::> Cátia Quintela
Candidato à Presidência de Junta da União das Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda
Eu sou o Pedro Matias, e escolho a Charneca de Caparica e Sobreda.
Tenho 53 anos, e nessas 5 décadas sempre me dediquei à minha terra.
Desde que iniciei os estudos que ganhei a sensação de comunidade única que criamos em Almada e da qual nunca mais me desapeguei.
Tanto no meu percurso académico como político, procurei sempre fazer o que mais gosto: ajudar quem precisa a conseguir o que procura. Por isso me envolvi em associações desportivas das quais me orgulho profundamente, o S. Paulo Clube Recreativo de Almada e o Almada Atlético Clube. E procurei conduzir com lealdade uma vida de serviço público.
De Beja a Lisboa, passando para todas as fantásticas instituições de Almada a que me dediquei, procurei sempre levar comigo os valores que aprendi no território desta freguesia que tenho agora o orgulho de representar.
Junte-se a mim, para continuar a escolher fazer o melhor pela Charneca de Caparica e Sobreda.
Veja mais em ::::>Pedro Matias
Candidata à Presidencia da União de Freguesias da Caparica e Trafaria
Eu sou a Sandra Chaiça, e escolho a Caparica e Trafaria.
Nasci cá e, quando tinha 1 ano, a minha família escolheu chamar casa ao Monte da Caparica. Aqui estudei até ao ensino secundário, aqui cresci e ainda hoje aqui vivo. Foi também aqui que escolhi dedicar-me ao associativismo e ao atletismo, na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, no Clube Recreativo Dragões do Moinho, onde abracei a secção de atletismo, e no Serrado Futebol Clube. Foi aqui que me apaixonei e casei e acabei por conhecer as duas maiores alegrias da minha vida, as minhas filhas.
É aqui que trabalho e sempre trabalhei. Por isso, é aqui que escolho dedicar-me ao serviço público, como coordenadora da secção do Monte da Caparica, ao Partido Socialista e como membro da assembleia da união de freguesias de Caparica e Trafaria, dando sempre o máximo por toda a nossa comunidade. Porque eu conheço os desafios que enfrentamos. Porque eu sempre fui daqui.
Junta-te a mim para escolher fazer melhor pela Caparica e Trafaria.
Veja mais em :::> Sandra Chaiça