Cerca de 200 espetáculos de música, teatro e cinema marcam Festa do Avante!

Cerca de 200 espetáculos de música, teatro e cinema, atividades para as crianças e artes plásticas compõem a 41.ª Festa do Avante!, de 01 a 03 de setembro, no Seixal, na ‘rentrée’ do PCP, com mais de 60 debates.

Na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano, Alexandre Araújo, dirigente do Partido Comunista Português (PCP) e um dos responsáveis pela organização, explicou que se trata de “uma festa que é dirigida não aos comunistas, não àqueles que apoiam este partido, mas uma festa que pela sua natureza, pelo seu ambiente, é uma festa dirigida ao povo português e aberta a todos”.

Nos dias 01, 02 e 03 de setembro, nas quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, concelho do Seixal, distrito de Setúbal, os visitantes terão disponível um vasto programa cultural e diversas atividades de lazer, com destaque para os concertos de António Zambujo, Rui Veloso, Gisela João, Paulo de Carvalho e Mão Morta, este último uma estreia no Avante!.

A música é umas das componentes principais do evento, que se espalha ao longo dos três dias por mais de 10 palcos, explicando o dirigente histórico comunista e organizador da Festa do Avante! que, “à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores”, se fez uma aposta em conciliar dois aspetos.

“Por um lado inovar e por outro lado manter um padrão de respeito cultural por realidades que nos parecerem importantes defender e valorizar novas presenças no panorama no português”, apontou.

“Há de todos os estilos e até alguns estilos que não há em mais parte nenhuma, como seja o concerto de sexta-feira à noite no palco 25 de Abril”, destacou, antecipando que o concerto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, comemorativo dos 100 anos da Revolução de Outubro de 1917, “vai ter novidades”.

A abertura daquela que é a ‘rentrée’ política do PCP está marcada para as 19:00 de 01 de setembro, sexta-feira, na Quinta do Cabo, com o tradicional discurso do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que volta a ter uma intervenção no último dia, 03 de setembro, domingo, no comício da festa, marcado para o palco 25 de Abril, às 18:00.

Para o ‘Avanteatro’ estão previstos mais de 15 espetáculos ao longo dos três dias, com foco especial no centenário do nascimento do autor Romeu Correia, merecendo também destaque a programação do ‘CineAvante!’, em que a produção nacional tem
O desporto também é já tradição no Avante!, estando previstas atividades de cerca de 30 modalidades — que vão das mais radicais, como a escalada, às mais tradicionais, como a malha e os matraquilhos -, sendo o ponto alto a corrida e caminhada da Festa, que acontece a 03 de setembro, de manhã.

As crianças, os novos públicos da festa, têm especial atenção na programação e, num espaço bastante arborizado, haverá insufláveis, pinturas de cara, yoga para crianças, jogos de água, além de música e teatro dedicado aos mais pequenos.

A bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante! comemora este ano a 20.ª edição, “sendo esta a mais antiga do país”.

Questionado sobre se, tendo em conta os últimos atentados em Espanha, estava previsto um reforço de segurança na festa, Alexandre Araújo respondeu que “o Avante! é um espaço tranquilo e todos esses aspetos estão em articulação com as autoridades, nomeadamente com a PSP do Seixal e estão devidamente acautelados”.

Por isso, “serão tomadas as medidas que as entidades oficiais entenderem que são adequadas”.

veja mais em :::> SAPO24

Comments are closed.

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.