No Norte e no Centro o domínio foi esmagador, mas até em Beja o futuro Presidente da República foi o candidato que recebeu mais votos
De norte a sul e nas ilhas, Marcelo Rebelo de Sousa foi o candidato que mais votos recolheu em todos os distritos do país. No Norte e no Centro as votações foram esmagadoras, com maioria absoluta em quase todos os distritos. Viseu foi o distrito em que obteve o melhor resultado, com 62,66%, acima dos valores de Bragança, Vila Real e Leiria, em que também superou os 61% dos votos.
Sampaio da Nóvoa fez melhor do que Manuel Alegre em vários distritos, sem que esses votos permitissem impedir a vitória do adversário à primeira volta. Marisa Matias teve bons resultados, batendo Edgar Silva em quase todos os distritos – exceções são Madeira, Beja e Évora. O candidato, com o apoio do PCP, teve um mau resultado. O melhor que conseguiu foi na Madeira, sua terra, onde foi segundo, e em Beja, terceiro com 15%. Maria de Belém foi um desastre em todos os distritos e foi mesmo batida por Vitorino Silva no Porto e em Viana do Castelo.
Professor bateu o reitor na capital dos estudantes
Marcelo Rebelo de Sousa não teve problemas em bater Sampaio da Nóvoa em Coimbra. Na capital dos estudantes, o professor obteve 50,2%, mais 27 pontos percentuais do que o ex-reitor da Universidade de Lisboa. Apesar de a percentagem de Marcelo ser inferior à de Cavaco Silva há cinco anos (teve 52%), o atual presidente teve quase menos dez mil votos do que aquele que será o seu sucessor. Já Sampaio da Nóvoa teve mais cinco mil votos do que Manuel Alegre em 2011. Em Coimbra, como a nível nacional, Marisa Matias foi a terceira (14%) – só no concelho de Condeixa-a-Nova conseguiu bater Nóvoa. Maria de Belém foi quarta (4,6%), seguida de Vitorino Silva (2,6%) e Edgar Silva (2,2%).
Almada
Fonte ::::> Diário de Notícias